Famurs dá andamento a pautas recebidas no Missão Municipalista

28/07/2023

O presidente da Famurs, Luciano Orsi, e um grupo de prefeitos, tiveram um encontro produtivo nesta terça-feira, dia 25/07, com o diretor geral do DAER-RS, Luciano Faustino da Silva. O objetivo da reunião foi encaminhar questões urgentes reivindicadas durante o evento Missão Municipalista, realizado no dia 06/07, como a necessidade investimentos em ligações e acessos asfálticos. Houve também um importante diálogo sobre a construção da Ponte Binacional Porto Soberbo.

De acordo com o presidente da Famurs, Luciano Orsi, a articulação é resultado do projeto de interiorização que visa a aproximação da entidade das pautas regionais. “Essas obras vão impulsionar o desenvolvimento regional e a economia do estado, reduzindo o custo logístico e dando mais agilidade ao transporte da produção agropecuária”, explicou.

No total, seis obras prioritárias foram solicitadas ao governo do Estado. A Associação de Municípios da região Celeiro (Amuceleiro) busca auxílio para o andamento da pavimentação da ERS-305, obra aguardada há mais de 50 anos. Mudar a condição dos municípios de Sede Nova e São Valério do Sul, que são os únicos que ainda não possuem pavimentação asfáltica na região, é outra prioridade das lideranças locais.

No entanto, a grande obra que vai mudar a região será a construção da Ponte Binacional em Porto Soberbo, que liga o município de Tiradentes do Sul ao município argentino de El Soberbio. Os gestores buscam como alternativa recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) para viabilizar a obra, estimada em 25 milhões de dólares. “Existe a necessidade de atualizar o projeto executivo. O governo do Estado já garantiu que vai custear esse projeto, orçado em R$5 milhões. A Famurs está junto para reforçar a necessidade de agilizar a atualização o mais breve possível desse projeto técnico”, relatou o superintendente de Relações Institucionais da Famurs, Gilmar da Silva. 

A Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) pediu apoio para obras de ligação asfáltica entre os municípios de Alegria e Independência, não iniciadas, e a conclusão da obra entre Senador Salgado Filho e Giruá. Os investimentos, além de facilitar e baratear o escoamento da produção, vão beneficiar o turismo regional, que conta com atrativos como o Parque Nacional do Turvo e o Salto do Yucumã, além da posição estratégica na fronteira com a Argentina. As lideranças sublinharam ainda a necessidade da construção da ponte sobre o rio Buricá, beneficiando os municípios São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá e Três de Maio.  

Também participaram da reunião: os superintendentes da Famurs de Relações Institucionais, Gilmar da Silva, e de Administração e Finanças, Paulinho Salbego. Na comitiva de prefeitos: Alceu Diel, de Tiradentes do Sul; Marco Aurélio Nedel, de Crissiumal; Arlei Tomazoni, de Três Passos e Jones Jehn da Cunha, de Horizontina, acompanhados da assessora da Área Técnica da Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, Manoela Guns.