Eventos astronômicos: Mês de abril será marcado por grandes espetáculos

06/04/2021

Aos entusiastas da astronomia só temos uma coisa a dizer: preparem-se! O mês de abril será marcado por grandes espetáculos no céu. Neste mês, acontece à primeira Superlua do ano.

E o mais bacana é que, para observar esse e outros fenômenos, não é necessário ter equipamentos profissionais, basta olhar para o céu e apreciar. Alguns podem ser vistos de maneira simples, a olho nu.

Esses eventos não são raros e podem acontecer todos os anos. Há possibilidade também de acontecer alguns fora da previsão, como a passagem do cometa Neowise em 2020.

Então, dê uma olhada no calendário que preparamos em parceria com o Planetário da UFSM e não se esqueça, aprecie o céu em abril.

Confira os principais eventos deste mês:

17/04 - Marte perto da Lua

No dia 17, entre as 19h e 21h do aproveite para observar Marte perto da Lua. Aproveite também para olhar a estrela Betelgeuse logo à esquerda, perto da constelação de Órion e suas "Três Marias".

22/04 - Chuva de meteoros Líridas

A chuva anual de meteoros Líridas atingirá o pico na noite entre 21 a 22 de abril. A Lua deverá se pôr no horizonte no início da madrugada, por volta de 1h do dia 22, o que favorecerá a observação das “estrelas cadentes”. Espera-se que vejamos, em média, 18 meteoros por hora.

Essa chuva de meteoros é formada pelo pó e detritos que se desprendem do cometa Thatcher quando ele passa pelo Sistema Solar, o que acontece uma vez a cada 415 anos. Quando a Terra passa pelo rastro do cometa durante sua órbita ao redor do Sol, alguns fragmentos acabam entrando em nossa atmosfera e queimam ao cair em direção ao solo.

A Líridas é conhecida há bastante tempo. Existem registros dessa chuva de meteoros no livro chinês de crônicas Zuo Zhuan, do ano de 687 a.C., e há também um registro de astrônomos chineses de que, no ano 15 a.C., a Líridas foi um evento impressionante.

26/04 - Superlua

Vem aí à primeira Superlua do ano. A partir das 18h, na direção leste, já será possível visualizar nosso satélite natural, a Lua. Neste dia, além de estar 99,8% iluminada, a Lua vai estar em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), fazendo com que ela pareça cerca de 14% maior do que a lua observada ao longo do ano.

Isso ocorre porque a órbita da Lua em torno da Terra não é um círculo perfeito, é elíptica, ou seja, seu trajeto desenha uma oval ao redor do nosso planeta. Com isso, ela tem uma distância mais próxima e outra mais longe do nosso planeta. Quando a temos uma Lua Cheia ao mesmo tempo em que sua órbita está mais próxima a Terra, chamamos de Superlua.

O termo Superlua foi citado pela primeira vez em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle.

Eventos visíveis na região

01/04 - Lua próxima à estrela Antares, daconstelação de Escorpião

06/04 - Lua próxima a Saturno

07/04 - Lua próxima a Júpiter

15/04 - Lua próxima à estrela Aldebaran, da constelação de Touro

17/04 - Lua próxima a Marte

19/04 - Lua próxima à estrela Pólux, da constelação de Gêmeos

22 e 23/04 - Chuva de meteoros Líridas

25/04 - Lua próxima à estrela Spica, da onstelação de Virgem

Demorou um pouquinho, mas os grandes eventos astronômicos finalmente apareceram em nosso calendário. Abril chegou com tudo e reserva bons momentos para os fãs do céu da noite.

Se registrar algum evento, compartilhe conosco pelo e-mail tribunadaproducao@gmail.com ou pelo direct do instagram @tribunadaproducao. Acompanhe dicas e curiosidades sobre ciência e universo em @planetarioufsm.

Carine Zandoná Badke/TP