Eventos astronômicos: Aprecie o céu da noite em agosto

31/07/2020

Para os apaixonados pelo céu noturno, o mês de agosto reserva boas surpresas. Com chuva de meteoros e Vênus em evidência, esse é mais um mês em que os fãs da astronomia poderão observar o céu e seus eventos astronômicos em 2020.

Confira a programação para agosto:

Chuva de meteoros Perseidas

A chuva de meteoros Perseidas, que acontece todos os anos, estará em seu melhor momento nos dias 12 e 13 de agosto. Conhecidas como "estrelas cadentes", são resultado da queima atmosférica de partículas do cometa Swift-Tuttle.

Perseidas é muito conhecida pelos amantes de astronomia e tem esse nome porque os meteoros parecem vir da direção da constelação de Perseus. Mas vale lembrar que a Lua poderá interferir um pouco na exibição de meteoros. Mesmo assim, em condições ideais como um céu limpo e escuro, será possível observá-la melhor na manhã de 12 de agosto, quando ocorre seu pico.

Vênus em evidência

Além da chuva de meteoros, o dia 13 reserva outra surpresa no momento em que Vênus estará em sua maior elongação a oeste. Na astronomia, esse termo significa a distância angular entre um planeta e um raio visual daquele que observa, dirigido ao Sol. O planeta atinge o seu ponto mais alto em relação ao horizonte no início da manhã. A observação poderá ser feita ao olhar para o leste, pouco após o sol nascer.

A programação de eventos astronômicos do mês de agosto não é tão vasta como a do mês anterior, no entanto, os dias destinados a eles serão tão especiais quanto. Anote em sua agenda e não deixe de observar o céu das noites de agosto.

E se você registrar esse momento, aproveite para compartilhar conosco utilizando nossos canais tribunadaproducao@gmail.com ou envie um direct no Instagram @tribunadaproducao.

Carine Zandoná Badke/TP