Esperança: Leitos de UTI entram em funcionamento no Hospital de Caridade

01/04/2021

Um sonho concretizado. Uma das notícias mais aguardadas pela população de Palmeira das Missões e região se tornou realidade. Na tarde de quarta-feira, 31, os dez leitos adultos de Unidades de Terapia Intensiva -UTI para atender pacientes covid-19 entraram em funcionamento no Hospital de Caridade. O anúncio foi feito pelo governo do estado por meio da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde - CRS.

A partir de agora, os 26 municípios que compõem a 15ª CRS, com sede em Palmeira das Missões, passam a contar com leitos UTI. Anteriormente, nenhum deles contava com a unidade, o que deixava a região em situação de vulnerabilidade em relação ao atendimento de pacientes graves, especialmente aos que foram afetados pelo coronavírus.

Para o vice-prefeito e presidente da comissão interventora do Hospital de Caridade, Régis Lorenzoni, esta é uma grande vitória para Palmeira das Missões e região. “Tamanha realização representa o trabalho de uma comunidade que há mais de 30 anos sonha com uma UTI em nosso Hospital de Caridade. Sonho este, que seguiremos trabalhando para a habilitação da mesma juntamente ao Ministério da Saúde. A habilitação da UTI covid representa um trabalho e um esforço conjunto de toda a comunidade regional. Queremos frisar então, o trabalho da administração municipal de Palmeira das Missões, da gestão do Hospital de Caridade, da Associação do Hospital de Caridade, da comissão interventora do HC, da UFSM-PM e da 15ª CRS. É uma imensa alegria poder falar de uma conquista provinda da união da população em uma semana de reflexão como a semana da páscoa, vinda em um período de tantas dificuldades. Uma nova página na história da saúde regional começa a ser escrita”, disse orgulhoso.

A Secretaria Estadual de Saúde – SES havia anunciado no dia 11 de março, que abriria 183 leitos UTI no Estado. E, concretizando um desejo antigo da população regional, o Hospital de Caridade seria contemplado com dez leitos de UTI disponíveis.

Os novos leitos de UTI Covid irão qualificar ainda mais a rede SUS no Estado, já ampliada em 137% desde o início da pandemia – eram 933 leitos e agora são 2.214. Em dezembro do ano passado, o RS tinha expandido a rede de UTI SUS em quase mil leitos, passando a contar com 1.918 leitos. Além da locação e aquisição com recursos do Estado, a SES irá contar com 10 respiradores doados pela empresa JBS e mais 50 anunciados pelo Ministério da Saúde.

Em meio ao agravamento da pandemia de covid-19 em todo o Brasil, a notícia da abertura da UTI vem como um alívio, ainda que pouco, mas que representa esperança para milhares de famílias da região.

A taxa de ocupação dos leitos é atualizada diariamente e já pode ser consultada pelo site da SES.