Encontro Internacional de Planadores é realizado em Palmeira das Missões
06/12/2024
Palmeira das Missões se destaca como um importante centro de aviação no Brasil, não apenas pela sua infraestrutura, mas também pela tradição e pelo legado na formação de pilotos e planadores. O município celebra mais de 30 anos de história com seu clube de aviação, que tem contribuído para a formação de inúmeros campeões brasileiros da modalidade, além de ser o ponto de assistência para a região. “O aeroporto de Palmeira das Missões é um ponto importante para a região, com diversas aeronaves que vêm de fora para serviços como assistência médica, entre outros. Empresários que operam na cidade, como os do setor hospitalar e as indústrias de Panambi, também utilizam o aeroporto que recebe vários voos diários. Portanto, nosso aeroporto tem uma grande importância tanto para a cidade quanto para a região”, segundo o gestor do Aeroclube, Cassiano Corazza.
Encontro internacional de planadores
Palmeira das Missões sediou o Encontro Internacional de Planadores, durante toda a semana. O evento reuniu pilotos de diversos lugares do Brasil, França e Argentina. O evento foi idealizado pelo Aeroporto de Palmeira e contou com a participação de cerca de 18 aeronaves, que começaram a voar na cidade após uma pausa devido às condições climáticas adversas, na segunda-feira, 2 de dezembro. O encontro teve como objetivo promover o voo de planadores e a formação de novos pilotos, com três destaques, que são requisitos para a participação em competições nacionais.
Segundo Corazza, as provas têm uma duração média de 3/4 horas e variam conforme o tipo de planador. “Todas as decolagens são realizadas no horário do meio-dia. Algumas provas têm uma duração média de 3 a 4 horas, dependendo da performance dos pilotos. Por exemplo, um planador de alto rendimento, que fará um percurso de 500 km, precisa manter uma média de 110 a 120 km/h para completar a prova em 4 horas, ou até 4h30min. Já um planador de baixo rendimento, que percorre cerca de 300 km, mantém uma média de 70 a 80 km/h”, complementa.
A Escola CIAC e o aeroclube
Além do Encontro Internacional, o Aeroporto de Palmeira das Missões é também sede de instituições que formam profissionais para o setor de aviação. A Escola CIAC, que oferece cursos de piloto privado, piloto comercial, instrutor de voo, piloto agrícola e instrutor de avião, já formou mais de 130 pilotos agrícolas, além de 30 pilotos privados e outros 30 instrutores, desde a sua criação.
Atualmente, o município conta com cinco aeronaves na Escola São Bento Aviação Agrícola, sendo quatro aviões agrícolas e um avião de recreio. Além disso, há um avião particular de Panambi e mais uma aeronave de outro proprietário na cidade. Portanto, a escola de aviação possui um total de cinco aeronaves de instrução.
O Aeroclube de Palmeira das Missões, além das aeronaves de instrução, possui uma aeronave particular. Ao todo, o Aeroclube e a escola, junto ao aeroporto, têm à disposição cinco planadores, dois rebocadores e mais quatro aeronaves particulares, totalizando mais de 20 aeronaves que utilizam o aeroporto. Juntas, a escola e o clube formam um importante centro de instrução na região, com cerca de 20 colaboradores, sendo uma importante fonte de renda para o município.