EMATER - SISTEMA PLANTIO DIRETO É DESTAQUE EM SEMINÁRIO

11/05/2019

Em mais uma edição da Feisa, Feira de Exposições de Sarandi, que iniciou na terça-feira (30/04) e seguiu até domingo (05/05), realizada no Parque de Exposições do município, o Seminário Regional da Agropecuária foi uma das atrações da Feira.O evento reuniu produtores, lideranças e representantes de entidades ligadas ao setor.
O Sistema Plantio Direto foi o tema enfocado pelo pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin. No início da explanação, o pesquisador desmistificou informações ligadas ao Sistema Plantio Direto. “Existe um equívoco ao pensar no plantio direto com foco apenas no uso da palha. A palha não é responsável por melhorar o solo, ela serve como proteção. O que melhora o solo são as raízes e esse conhecimento é aplicado no Sistema Plantio Direto”, explicou Denardin.
O pesquisador da Embrapa falou sobre a geração e adoção de tecnologia na agricultura e fez a diferenciação entre o Plantio Direto e o Sistema Plantio Direto. Em sua fala, Denardin reforçou que os problemas de compactação e o adensamento do solo das lavouras no Brasil são decorrência das práticas de Plantio Direto. Para explicar as diferentes situações envolvendo essa problemática, o pesquisador apresentou as características da compactação e do adensamento do solo, expondo os principais riscos e danos desse cenário. Por fim, Denardin propôs técnicas, que podem ser aplicadas nas propriedades rurais, que auxiliam na redução e prevenção do adensamento do solo.
A programação do Seminário contou também com a participação do professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Ricardo Trezzi, que trouxe para explanação a diagnose e indicações técnicas para o manejo de doenças no estabelecimento de plantas e podridões radiculares da soja.
Na Feisa: A Emater/RS-Ascar, que é uma das apoiadoras da Feisa 2019, traz novidades e destaca alguns temas no espaço institucional desse ano. Secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural, dieta e produção de ração na bovinocultura de leite, defesa sanitária vegetal, tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários e segurança do aplicador, cuidados e alternativas de armazenamento de embalagens de agrotóxicos, foram alguns dos assuntos abordados pela equipe da Emater/RS-Ascar.
* Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto