Doe vida: Hospitais precisam de doadores de sangue

07/08/2020

O ato de doar sangue pode salvar muitas vidas. Uma campanha do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso busca doadores dos tipos sanguíneos O+ e O- para reposição do estoque do Hemopasso, considerado em nível crítico, e atendimento a quem precisa.

Com baixo estoque do tipo sanguíneo O, o Hemopasso alerta para a necessidade de urgência na reposição. O tipo sanguíneo O-, por exemplo, é considerado doador universal e pode ser infundido sem que ocorra rejeição do organismo e, em tempos de pandemia, a demanda por doadores de sangue aumenta.

Como doar

A equipe do Hospital de Clínicas está no Hemopasso desde o dia primeiro de agosto e continuará nos próximos no dia 8 e 15, das 8 horas às 13 horas para apoiar a campanha de doação de sangue e a realização das coletas.

As doações no Hemopasso precisam ser agendadas visando a segurança de todos, a fim de evitar aglomerações e respeitando todas as medidas de isolamento social. O agendamento deve ser realizado por telefone ou WhatsApp (54) 9.9671-9867.

Hospital de Caridade

O Hospital de Caridade de Palmeira das Missões recebe sangue diretamente do banco de sangue do Hemopasso, por isso da importância em realizar doações em Passo Fundo, principalmente em épocas como essa em que a demanda aumenta e as doações diminuem. Os estoques ficaram baixos após o aumento do número de atendimento a pacientes em situações graves.

Nos últimos dois meses, entre transfusões, cirurgias e emergências realizadas no hospital foram utilizados 15 a 20 unidades de sangue. Além de sangue, também é preciso doar plaquetas.

De acordo com a Técnica de Enfermagem do HC, Cida Lopes, atualmente está faltando sangue no banco do hospital, principalmente, dos grupos sanguíneos O+ e O-, este último é um dos mais utilizados nos procedimentos por se tratar de um doador universal. Para a doação, as coletas de sangue são realizadas no Hemopasso.

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos podem doar sangue. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Requisitos para doar

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.