Curso aborda principais formas de utilização das plantas medicinais

05/08/2022

O segundo encontro do Curso de Formação Continuada Plantas e Saúde: Integrando conhecimentos, aconteceu na terça-feira, 02, no auditório da UFSM-PM, e teve como tema central as formas de utilização das plantas medicinais.

O assunto foi abordado pela extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Thais Albarello, que falou das principais formas de utilização das plantas medicinais, como a infusão, decocção, maceração, gargarejo, cataplasma, compressa, banho de assento, xarope, pó e tintura, além da utilização de algumas plantas na alimentação, na confecção de pomadas, sabonetes medicinais e em produtos que promovem sensação de relaxamento, devido ao óleo essencial da planta utilizada, como o escalda pés.

60 professores das redes municipal e estadual de ensino estão participando das capacitações, que têm duração de seis meses, com encontros mensais sobre temas diferentes relacionados ao uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

Neste encontro, cada participante confeccionou um incenso natural, com plantas frescas de sua preferência, e recebeu orientação da extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Jaboticaba, Patricia Ciliato Mori.

Esta formação é uma parceria entre UFSM, Emater/RS-Ascar e Secretarias Municipal e Estadual de Educação, com o apoio da Sicoob Oestecredi. O projeto será concluído no mês de dezembro, com a realização de um Dia de Campo de Plantas Medicinais, no Jardim Medicinal da Universidade.

Com informações da Emater/RS-Ascar