Covid-19: Palmeira das Missões inicia mês de maio com aumento de casos positivos

07/05/2021

Nas últimas semanas, houve um aumento nas contaminações por covid-19 em Palmeira das Missões. O número de palmeirenses internados no Hospital de Caridade e em outros hospitais da região também preocupa. Além disso, desde que entrou em funcionamento, a Unidade de Tratamento Intensivo - UTI da casa de saúde permanece lotada, uma vez que recebe pacientes de outros municípios.

Até o momento, maio é o mês com mais registros de internações por covid-19, contando com as transferências para outros hospitais. Na quarta-feira, 05, por exemplo, haviam 20 pessoas internadas no Hospital de Caridade, sendo 07 internações em leitos clínicos de pacientes de Palmeira das Missões e 03 de outros municípios. Em leitos de UTI, são 05 internações de palmeirenses 05 de outras cidades, ou seja, a mesma está operando com capacidade máxima.

Outro dado preocupante é o aumento do número de casos positivos para coronavírus. Na última semana, o município vinha registrando um aumento de quase 30 casos confirmados por dia.

A situação é crítica e os números não mentem. No dia 01 de abril, Palmeira das Missões registrava 2406 casos confirmados e 36 óbitos por complicações da doença. No final do mesmo mês, no dia 30, já se somavam 2661 positivados e 47 mortes. Encerrando um dos piores meses da pandemia no município, o saldo era de 255 casos a mais e 11 vidas perdidas.

Em uma publicação feita em uma rede social, a enfermeira e responsável pelo Conselho Municipal de Saúde, Priscila Rodrigues, reforça a importantes de seguir as recomendações do órgãos em saúde no combate à Covid-19 e, principalmente, de evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

“Você acha que em algum momento contribuiu com estes números? Sem dúvidas, intencionalmente ou não, ajudamos a aumentar o número de óbitos ou evitar tantos outros. Em uma Pandemia, em que cuidados individuais não dão conta e o coletivo é fundamental, todos assumimos um papel importante, tanto para o bem, como para o mal. Não dá para cansar e abandonar cuidados, quando vidas de seres humanos estão em jogo”, disse a enfermeira.

Até o fechamento desta edição na manhã de quinta-feira, 06, 18 palmeirenses no total estavam internados, 12 em Palmeira das Missões e 6 em outros hospitais. No boletim epidemiológico, constavam 2743 casos confirmados, sendo 118 ativos e em isolamento, 58 suspeitos aguardando resultado de exame e 49 óbitos.