Corsan investe em melhorias em Palmeira das Missões

18/09/2020

A fim de oferecer mais qualidade nos serviços prestados, ao longo de 2020, a Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan vem realizando melhorias em Palmeira das Missões. As obras em parceria com a Prefeitura Municipal e a Corsan de Passo Fundo tem o objetivo de melhorar o abastecimento de água no município.

De acordo com a Gestora da Unidade de Palmeira das Missões, Marieli Dakan, a iniciativa contempla as obras de melhorias em boa parte do município. É importante salientar que as redes são antigas e que a companhia está substituindo conforme necessário.

A respeito da recorrente falta de água das últimas semanas, Marieli afirma que é necessária para realizar as obras de melhorias. “Para que alguns serviços sejam realizados é necessário que o sistema de abastecimento esteja parado, no caso de instalação de dispositivos nas redes, tivemos duas paradas, que foram comunicadas com antecedência. Houve alguns incidentes devido as obras da rua da República, o setor que abastece aquele local é amplo, e como a prefeitura estava realizando a canalização de esgoto pluvial, por vezes houve rompimento das nossas redes, o que não se pode prever. Além dos serviços de substituição de ramais que também foram naquela rua, que é necessário realizar sem água” disse.

Durante os meses de agosto e setembro, houve falta de água por esses motivos. Não há como prever ou avisar com antecedência sobre os episódios de rompimento de rede.

As ações

Na última semana, profissionais da Corsan e da Prefeitura de Palmeira das Missões realizaram a instalação de dois novos dispositivos de rede, como forma de setorização, além de um conserto de um dispositivo no reservatório da praça da prefeitura. Esses dispositivos servem para setorizar alguns pontos, ou seja, quando ocorrem vazamentos de grandes proporções é possível trabalhar com falta de água em apenas alguns pontos e não de forma geral, além de diminuir o tempo da falta de água.

Foram ampliados 1.300 metros de rede no distrito industrial, devido à repavimentação que está prevista a sair. Também foram substituídos 500 metros de rede precária na rua Borges de Medeiros, onde foi implantada rede paralela nos dois lados da via, o que facilita o trabalho, quando necessário.

Os ramais precários também foram substituídos, aproximadamente 190 metros onde foram interligados a uma nova rede na rua República, local em que estão sendo realizadas obras de asfaltamento, essa demanda visa a prevenção de vazamentos futuros, uma vez que no local estavam instalados ramais antigos além de estarem interligados a uma rede precária. Dessa maneira, os novos ramais estão ligados a uma rede menos antiga, de material PVC e onde, consequentemente, a tendência é não ter vazamentos.

Além das obras já realizadas, nos próximos dias está para iniciar uma obra de substituição de rede na rua Santa Rosa, localidade que tem uma adutora de 250mm antiga, que deverá ser substituída, além de ser implantada uma nova rede para que não haja intervenções em sua distribuição.

A população palmeirense pode fazer uso dos meios de comunicação para fazer suas reclamações e denúncias de vazamentos e problemas nas redes. O contato pode ser feito pelos fones 0800-646-6444, e por meio do site www.corsan.com.br. Há também um aplicativo para contato e outras funções.