Comunidade São João Paulo II celebra dia do padroeiro

23/10/2018

Na segunda-feira (22), aconteceu a celebração comemorativa em honra ao padroeiro da Capela São João Paulo II. Em missa presidida pelo Pároco Padre Paulo Rodrigues e carinhosamente preparada pela equipe coordenada por Ricardo de Mello, a comunidade teve a alegria de participar e confraternizar.

A Capela São João Paulo II fica no Bairro Maragatinho, em local aconchegante com um amplo e cuidado jardim. A comunidade unida faz com que os visitantes sintam a espiritualidade, o amor e a fé presente no local.

O padroeiro São João Paulo II nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Foi batizado com o nome de Karol Wojtyła. Em Outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia e a 1º de Novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de Julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. Tendo em vista sua espiritualidade marcadamente mariana. A ordenação episcopal de Wojtyla foi em 28 de Setembro do mesmo ano. No dia 13 de Janeiro de 1964, foi eleito Arcebispo de Cracóvia. Em 26 de Junho de 1967, foi criado Cardeal por Paulo VI. Na tarde de 16 de Outubro de 1978, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa. A Canonização atendendo os clamores do povo aconteceu no dia 27 de abril de 2014, pelo Papa Francisco.

A espiritualidade mariana de São João Paulo II o levou a uma vida inteiramente dedicada a Deus, principalmente nos seus 27 anos de pontificado, um dos mais longos da história da Igreja. Deixou muitas mensagens de esperança e coragem aos jovens. Amava a juventude. Acolhia os jovens e os incentivava a seguir os caminhos do Evangelho. Foi o idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), fazendo-se presente e participando ativamente. Entre tantas frases que ficaram na memória está: “Queridos jovens, ide com confiança ao encontro de Jesus, e, como os novos santos, não tenhais medo de falar d’Ele! Porque Cristo é a resposta verdadeira para todas as perguntas sobre o homem e sobre o seu destino”. E ainda: “Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio!”

A Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II em 22 de Outubro, data estabelecida pelo papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978.

O coordenador Ricardo de Mello apresentou aos presentes na celebração, os adolescentes que serão os coroinhas da comunidade. Encerrando a festividade, a confraternização com a partilha de doces e salgados.

Cleusa Medianeira da Cruz Bueno – PASCOM