Comunidade recebe Ícone Peregrino do Sínodo dos Bispos

20/05/2022

Dia 16 de maio, mês de Maria, a Paróquia Santo Antônio de Palmeira das Missões teve a graça de receber o Ícone Peregrino do Sínodo dos Bispos 2023. A imagem de Nossa Senhora de Pentecostes permanecerá na paróquia por 15 dias, tempo em que percorrerá as diversas comunidades. Tempo em que todos os fiéis são convidados a unirem-se em oração pela Igreja, pelo Santo Padre o Papa e pelos Bispos.

Em Missa Solene presidida pelo Padre Nildo Moura de Melo e concelebrada pelos padres Aldino Kiesel e Yves Elisma, a homilia centrou-se no grande momento que a Igreja do mundo vive com a realização do Sínodo 2021/2023. O padre falou explicando que a imagem de Nossa Senhora de Pentecostes em meio aos apóstolos recebendo a chama do Espírito Santo, que com sua força criadora tudo transforma, tudo realiza. É a invocação para que o Espírito Santo ilumine, fortaleça e ampare todos os que trabalham e se colocam a disposição com boa vontade a trabalhar pela Igreja de Cristo.

Sínodo é caminhar juntos. “É o povo de Deus que caminha junto e se reúne em assembleia, convocado pelo Senhor Jesus na força do Espírito Santo para anunciar o Evangelho”. Estamos na fase diocesana, a fase da escuta, ouvindo os irmãos e irmãs de dentro da Igreja, ouvindo os irmãos cristãos que não fazem parte da nossa Igreja e dialogar com a família, Em nossa paróquia a fase de escuta irá até o dia 30 de maio. É a hora de todos fazerem suas colocações, darem suas opiniões respondendo ao questionário que se encontra na secretaria paroquial. A Equipe do Sínodo, constituída na Assembleia Paroquial será a encarregada de ler e fazer uma síntese das proposições encaminhando para a Diocese, contribuindo assim para o processo.

Será um tempo que a Igreja vai ouvir o povo de Deus, que inspirado pelo Espírito Santo ajudará a aplainar os seus caminhos. “Todos somos chamados a participar na vida da Igreja e na sua missão. Se falta uma participação real de todo o Povo de Deus, os discursos sobre a comunhão arriscam-se a não passar de pias intenções”, precisou Papa Francisco. “Não se trata de fazer projetos futuros, mas de perceber onde já fomos e estamos sendo uma Igreja que caminha em unidade e onde ainda não o somos e estamos longe de ser. A coragem que exige este ouvir, chama-se, na realidade, espírito de conversão.

Após a fase diocesana, teremos a fase continental e a fase universal. Lembramos que os questionários para responder podem ser retirados na secretaria paroquial.

Cleusa Medianeira da Cruz Bueno-PASCOM/ Fotos- PASCOM