Capelas da Paróquia Santo Antônio passam por processo de revitalização

21/07/2023

Toda comunidade é responsável pelos seus espaços sagrados, ou seja, pelo “local especialmente projetado onde indivíduos ou um grupo de pessoas, como uma congregação, vêm realizar atos de devoção, veneração ou estudo religioso”. No caso, as igrejas e capelas, onde os fiéis se reúnem para celebrações, orações, encontro de estudos e eventos religiosos.

Com o objetivo de melhorar esses espaços, as comunidades da Paróquia Santo Antônio, incentivadas pelo Pároco Padre Nildo Moura de Melo, têm procurado reformar, remodelar, adaptar as estruturas visando o bem comum dos fiéis, e, também construir as significativas torres ou campanários nas capelas onde ainda não existem. Com planejamento, assessoria profissional e participação da comunidade, as torres estão sendo erguidas nas capelas, identificando que aquele local é um espaço santo, dedicado a Deus e aos que professam a fé católica. Quem vê uma torre de igreja em algum lugar, observa que no ponto mais alto está a Cruz, identidade dos cristãos. “Lá posso entrar”. Como diz a música de Padre Zezinho: “Feita de dois riscos é o meu caminhar/Sem esses dois riscos posso não chegar.”

As torres também servem como ponto de referência e localização. Os sinos nelas instalados marcam horário, celebrações, festas, lutos e até alarmes. O visitante ou viajante sabe que avistando ou se aproximando dela, encontrará uma cidade, uma vila, um bairro, uma comunidade.

No mês de maio, foi inaugurada a torre da capela Nossa Senhora de Fátima, Barro Preto, em São Pedro das Missões. Em agosto, no dia 20, será inaugurada e entregue à comunidade a torre da Capela Santa Rosa, Distrito de Santa Rosa, Palmeira das Missões. Outras obras serão iniciadas, tais como: Nossa Senhora do Rosário - Vila Velha, São Cristóvão - Amaral, Santa Rita - Scherer.

A capela Nossa Senhora do Rosário em 2024 irá completar 200 anos. O município de Palmeira das Missões teve sua origem em torno da atual Praça Paulo Ardenghi, quando em 1824, “na face norte foi levantada uma capelinha de madeira...” (Mozart Pereira Soares, 1974).

No dia 18 de julho, foi realizada a reunião na comunidade da Capela São Cristóvão - Bairro Amaral com o Pároco padre Nildo para apresentação do projeto de construção da torre.

Reformas

Está prevista a reforma da capela Sagrado Coração de Jesus no Bairro Westphalen e reforma do Centro Comunitário Pe. Francisco Goettler.

 

Cleusa Medianeira da Cruz Bueno- PASCOM- Fotos: Arq.Pe Nildo