Campanha de vacinação contra gripe segue em Palmeira das Missões

07/05/2021

Em 12 de abril teve início a campanha de vacinação contra a influenza em Palmeira das Missões. Nesta primeira etapa, estão sendo vacinadas crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos), gestantes e puérperas que podem procurar a unidade de saúde com sala de vacina mais próxima de sua casa. Posteriormente, será a vez dos idosos e dos professores.

Os pontos de vacinação no município são nos postos dos bairros Vista Alegre, Amaral, Lutz, Mutirão, ou ainda, no CSU.

Profissionais de saúde que atuam no Hospital de Caridade, SAMU e Central Covid também foram contemplados com as primeiras doses. Os demais serão vacinados quando mais remessas da vacina chegarem ao município.

Para se vacinar, é necessário levar carteira de vacinação e cartão SUS.

A campanha de vacinação contra a gripe vai coincidir com a imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes. Dessa forma, a orientação é priorizar a vacinação contra o coronavírus.

Grupos prioritários

No Brasil, fazem parte do grupo prioritário de vacinação, segundo o Ministério da Saúde: Crianças entre 6 meses e 6 anos de idade; Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Trabalhadores da saúde; Idosos com 60 anos ou mais; Professores das escolas públicas e privadas; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e População privada de liberdade.

3 etapas de vacinação

A campanha nacional de imunização contra a gripe será distribuída em três etapas, de forma escalonada:

1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde (25,2 milhões de pessoas)

2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores (32,8 milhões de pessoas)

3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários (21,7 milhões de pessoas)