Câmara homenageia Liga Feminina de Combate ao Câncer

23/10/2018

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Palmeira das missões completou 40 anos de fundação e a Câmara de Vereadores realizou nessa segunda-feira (22) uma Sessão Solene, que reuniu diversos setores da comunidade, para homenagear a entidade.

O médico da 15ª Coordenadoria Eduardo Zabaleta enalteceu o trabalho da entidade homenageada e falou sobre o paciente diagnosticado com câncer. “Estar com câncer é entrar em uma guerra. O próprio tratamento é uma luta que agride, que dói, que dá náuseas e que sufoca. Tudo de ruim ao redor parece ser pior do que era. Por contrapartida, pela fragilidade do corpo e da alma, também tudo de bom fica ainda mais valioso. Toda beleza se torna única e toda ajuda se torna divina. Nesse sentido e com esse nobre objetivo, existe a Liga de Combate ao Câncer. Para ajudar de todas as formas quem mais sofre. É preciso muita coragem e amor no coração para se comover e abraçar essa causa sem medir esforços, simplesmente pela sensação de saber que se está fazendo o bem”, declarou Zabaleta.

O 1º Secretário Do Poder Legislativo, Fernando de Carli, fez um reflexão acerca dos problemas enfrentados pelas pessoas portadores de câncer ao procurar os serviços públicos de saúde.

“Que esta Sessão Solene seja mais que uma lâmpada cor de rosa, que sirva também para nos incentivar a observar com mais atenção as filas nos postos de saúde e as pessoas que lutam pela vida [...]Em meio a tantas dificuldades, nasce uma esperança: a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Palmeira das Missões. Mulheres com olhares sensíveis às dores do outro. Mulheres que levantam todos os dias e partem para a missão de fazer com que o momento de diagnóstico e tratamento dessa enfermidade seja amenizado através do cuidado e do carinho”, afirmou de Carli.

A Presidente da LFCC, Ivana Roig Scherer, agradeceu à Câmara de Vereadores pela homenagem prestada e enfatizou a colaboração de todas as voluntárias. “Eu não realizo esse trabalho sozinha, eu tenho uma equipe junto comigo, que é a minha diretoria. [...] Nosso trabalho é sério, é de comprometimento. Ajudamos os pacientes sem olhar a quem, pois nosso papel na Liga é acolher”, destacou Scherer.

Compuseram a mesa principal da Sessão Solene: o Presidente do Legislativo Sidinei Oliveira, Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer Ivana Roig Scherer, Comandante da 1ª Cia da Brigada Militar Capitã Paula Zill, Comandante do Corpo de Bombeiros de Palmeira das Missões, 1º Sarg. Luiz Fernando Fagundes, representante do Poder Executivo Neli Pierine, Glamour Girl 2018 Emelin Rocha, Vice-presidente da Casa Leandro Lima, 1º Secretário do Poder Legislativo Fernando de Carli e o 2º Secretário Antonio Zottis Padilha.

A Sessão Solene foi proposta pelo Presidente da Casa e pelos vereadores Antonio Zottis Padilha, Fernando Vilande, Fernando de Carli, Leandro Lima, Marcelo Saggin e Karin Uchôa.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer foi fundada em 13 de janeiro de 1978, é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter beneficente de assistência social e de promoção da saúde, cuja finalidade é assistir o doente, portador de câncer, bem como, conscientizar e educar a população sobre a prevenção e ao mesmo auxiliar as instituições de serviços na área oncológica.

Atualmente a sede da LFCC está localizada na Rua Silva Jardim, 304, antiga Secretaria do Esporte Clube Palmeirense, e ampara cerca de 80 pacientes de ambos os sexos, dando suporte financeiro e em demais necessidades apresentadas.

CAMILA SCHMITT CARVALHO