BARRA FUNDA - 18º CAVALGADA DA INDEPENDÊNCIA

17/05/2019

Aconteceu entre os dias 03, 04 e 05 de maio, a tradicional Cavalgada da Independência ao Capão da Mortandade promovida pelo Consórcio Intermunicipal, formado pelos municípios de Barra Funda, Chapada, Nova Boa Vista e Novo Barreiro.

Em sua 18ª edição o evento coordenado pelo CTG Cancela da Palmeira, teve início na cidade de Novo Barreiro com a chegada dos cavaleiros e equipes de apoio. Na oportunidade aconteceu a solenidade de abertura com pronunciamento de autoridades, palestra sobre o “Capão da Mortandade” a cargo da professora Lucia Desingrini, de Nova Boa Vista, e após encerramento das atividades com jantar e pernoite.

No dia seguinte após o café campeiro, iniciou-se a cavalgada com benção do Padre Charles Borges Gonçalves da Paroquia São João Batista, de Novo Barreiro, saindo em direção a localidade de São Francisco, até o distrito de Santana na cidade de Chapada, onde ocorreu o almoço.

Pela parte da tarde, foi retomada a cavalgada em direção a RS 330, passando pela Esquina Grunewald, até o Distrito de Boi Preto, em que foi realizado o acampamento no Capão da Mortdandade.

No domingo, ocorreu a Missa Crioula a cargo do Padre Silveste Anttonelli, de Chapada, com a animação do coral “Mundo Jovem”. Na oportunidade ocorreu homenagens as autoridades e ex-coordenadores da Cavalgada e descerramento da placa alusiva do evento.

Além disso, o prefeito de Barra Funda, Marcos A. Piaia, também recebeu uma homenagem ao representar os 4 municípios como presidente do consórcio intermunicipal, oportunidade em que destacou a importância do evento.

É importante destacar a data especialmente para as novas gerações, que estão renovando os quadros do Movimento Tradicionalista e para quem deve-se repassar e mostrar como tudo começou, especialmente os ideais, pensamentos, objetivos, sonhos. Defendendo a ideia de que, o Movimento deve forçar o resgate destes legados, relembrando os fatos e atos do nosso nascedouro.

Foram homenageados ainda, o cavaleiro mais velho presente na cavalgada, Sr. Erineu Favreto com 75 anos, e o mais novo, Arthur Barichello com 4 anos.

A cada ano a cavalgada é ainda mais emocionante, e neste ano se destacou pelo expressivo número de cavalarianos e principalmente pelo grande número de jovens e crianças.

A Cavalgada é feita para homenagear os 370 homens que foram atacados e degolados enquanto dormiam, numa das mais terríveis batalhas de nossa região, homens esses que defendiam os ideais de nosso estado.