Bancada Gaúcha se reúne com o Governador para estabelecer conformidade nos recursos em combate ao COVID-19

31/03/2020

Na tarde de ontem (30), a Bancada Gaúcha reuniu-se com o Governador Eduardo Leite e a Secretária de Saúde Arita Bergman para discutir sobre a situação do Combate ao coronavírus e a crise econômica que o Rio Grande do Sul enfrenta. O Governador Eduardo Leite deu início a reunião pedindo apoio aos Projetos que favoreçam o envio de recursos ao Estado, “uma vez que medidas tomadas pelo Governo Federal não atende completamente o Rio Grande do Sul”, destacou.

A Secretária Arita agradeceu a sensibilidade dos parlamentares gaúchos, especialmente ao

Coordenador, Deputado Giovani Cherini, que fez toda a articulação política. Secretária fez sugestões de aplicação dos recursos e da manutenção das indicações dos parlamentares anteriormente realizadas para custeio no valor de R$ 74 milhões, defendeu a aquisição de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), que é a grande carência nas Unidades de Saúde no momento.

Referente ao recurso de R$ 100 milhões recém indicado pela Bancada, a sugestão da distribuição é per capta para todos os municípios gaúchos, com o restante destinado para hospitais com leitos habilitados para UTI, respiradores, hospitais municipais de grande porte como Sapucaia do Sul, Bagé, Passo Fundo, entre outros. Parte deste recurso ainda será aplicado na aquisição de equipamentos e a possibilidade de obras, que são importantes para o combate ao COVID - 19.

O Deputado Cherini, Coordenador da Bancada, se manifestou informando que a promessa do Governo Federal é liberar todo o recurso indicado para a saúde pela Bancada ainda no mês de abril. Defensor da prevenção na Saúde Pública, Cherini destacou também que “deve haver investimentos na prevenção e imunidade da população, para que a chance de cura seja maior”, alertou. Sem esquecer da estiagem que assola fortemente várias regiões gaúchas, Cherini ainda destacou a importância da instalação de um gabinete de crise para seca, pois alguns Deputados da Bancada se manifestaram trazendo a preocupação com a calamidade que o Estado enfrenta também com essa situação.

Os Parlamentares da Bancada posicionaram-se fortemente em torno da chegada destes recursos pela correta aplicação e nas votações que o Governo Estadual necessita e que tramitam para votação nos próximos dias no Congresso Nacional.

O Governador informou que trabalha em diversas frentes para adquirir testes do Covid-19, inclusive conta com o apoio de empresários para custear a aquisição de testes e respiradores. Informou ainda que trabalha para a liberação de empresa do Estado que poderá fabricar novo modelo de respirador.

Com os recursos viabilizados pela Bancada Gaúcha, o Governo está solicitando que os recursos também possam ser utilizados para atendimento de urgência e emergência, através de ambulância avançada, ou seja, veículos terceirizados com atenção especializada.

Além disso o governo Estadual está comprando 600 camas, 200 respiradores, testes para o Covid-19, e 500 mil luvas. Até o momento foi recebido do Governo Federal 30 leitos de UTI que foram distribuídos para Passo Fundo, Canoas e Osório.

A Secretária Arita acrescentou que estão chegando aos municípios novos lotes de testes para a população em geral e o Estado também está comprando 50 mil testes para os trabalhadores da Segurança Pública e Saúde. Os testes são aplicados mesmo que o paciente vá a óbito. Arita ainda destacou que a prioridade do momento é aquisição e alocação de equipamentos necessários para o combate ao Coronavírus, porém existem obras em andamento que serão imprescindíveis para o combate ao coronavírus, como: novos leitos no Hospital de Clínicas, Grupo Hospitalar Conceição e Hospital Vila Nova.

No encerramento o Governador informou que estuda a liberação de recursos e critérios para trabalhadores autônomos. E os apoios recebidos da iniciativa privada, designou a Defesa Civil e a Secretaria da Governança para esta Gestão. Finalizaram com abraço espiritual.

Foto: Adriane Cerini