AMZOP - PREFEITOS REALIZAM AUDIÊNCIA EM PORTO ALEGRE

11/05/2019

Na última semana vários prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), estiveram em Porto Alegre em audiências junto ao Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas, tratando sobre vários temas ligados aos municípios.

Sob a liderança do presidente da Associação, prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, os gestores realizaram uma verdadeira força tarefa para atacar problemas que atingem os municípios e se arrastam sem solução por parte do Estado.

“Nossa associação está buscando com a união dos nossos prefeitos, cada dia mais o protagonismo frente às demais associações do Estado, na busca de acertos e necessidades dos nossos municípios”, resume o presidente Gilmar.

Na Saúde prefeitos trataram sobre regionalização dos partos e atrasos nos repasses: Em audiência com a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, os gestores trataram sobre os atrasos nos repasses do Estado. Segundo a secretária o Governo está propondo pagar os recursos atrasados em 36 parcelas. Após acertar a venda de alguns patrimônios, poderá pagar em até 16 parcelas, e ainda estaria iniciando os pagamentos no início do segundo semestre de 2019, o que é uma boa notícia para os municípios. Bergmann ainda disse que o atual Governo não pretende mais atrasar os repasses.

Outro assunto abordado na saúde, foi a regionalização dos partos. Os prefeitos da Amzop entregaram uma proposta para a readequação do atendimento na região. Segundo a secretária o assunto será analisado.
Na Agricultura Covatti Filho recebeu os prefeitos: Os prefeitos da Amzop também estiveram em audiência com o secretário estadual da agricultura, Covatti Filho, onde ficou acertado de os municípios fazer um levantamento sobre a necessidade de perfuração de poços artesianos.
O levantamento deverá ser encaminhado a Secretaria, e provavelmente será enviada a região uma máquina para perfurar poços ainda no mês de junho e ficará sob a coordenação da Associação Covatti Filho também anunciou aos prefeitos que está montando uma estrutura com máquinas para auxiliar os municípios na recuperação de estradas e a expectativa é que no segundo semestre essas máquinas possam chegar a região, outra iniciativa que foi muito bem vista pelos prefeitos.

Os gestores também estarão encaminhando ao secretário Covatti uma solicitação de audiência com Governador Eduardo Leite para reivindicar melhorias em diversos setores da nossa região.
*Assessoria Amzop