Alimentos que desaceleram o metabolismo

03/05/2019

Existem alimentos que prejudicam o desempenho do metabolismo, e com isso trazem problemas para a saúde, inclusive para a perda de gordura, pois o seu organismo trabalha de forma mais lenta.

Os alimentos que causam estragos no seu metabolismo são comuns e fazem parte da dieta de muitas pessoas. Veja os principais alimentos que diminuem a queima de calorias:

1- Grãos Refinados: Possuem uma grande quantidade de calorias vazias; produtos como pães, bolos, biscoitos, tortas, entre outros, preparados com esse tipo de produto alimentício, aumenta as chances de obesidade e doenças cardiovasculares.
Esses alimentos ainda podem conter açúcar refinado, sódio, glúten, amido de milho, conservantes sintéticos e ácido fítico, que prejudicam o organismo e desaceleram o metabolismo.
O amido pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, pois o seu organismo transforma o carboidrato presente nele em açúcar de forma muito rápida. O ácido fítico impede o organismo de absorver os nutrientes.
A farinha branca tem pouca ou nenhuma fibra; a falta de fibras na alimentação desacelera o metabolismo, prejudica o movimento saudável intestinal, entre outros malefícios.
Invista em alimentos ricos em fibras, que aumentam o metabolismo devido ao trabalho extra necessário para tentar quebrar a fibra indigestível, além de beneficiar o organismo em diversos aspectos.

2- Óleo Vegetal Processado: Óleo de canola, óleo de soja ou óleo de girassol possuem um processo de refinamento, e podem conter produtos prejudiciais para a saúde, como o solvente.
Além disso eles contém ômega-6 que em excesso no organismo acelera o processo de oxidação das células, aumentando as chances de problemas inflamatórios.
Os óleos vegetais processados, também podem interferir na regulação do apetite, no humor, produção hormonal e digestão, o que pode desacelerar o metabolismo.

3-Refrigerante: Não é segredo que o refrigerante seja um produto que você deve manter longe – consumi-lo pode causar algo chamado “síndrome metabólica“, essencialmente um grupo de fatores de risco para diabetes, doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
O xarope de milho rico em frutose, encontrado no refrigerante, pode levar à obesidade por causa de seus efeitos negativos sobre o metabolismo.

4- Salgadinhos: São fritos em óleo vegetal processado, incluindo óleos de cártamo ou de girassol, que como já mencionado, prejudicam a saúde e o metabolismo.
Também podem conter amidos, carboidratos vazios, além de sódio em excesso e açúcar refinado.
E, dependendo do tipo, esses alimentos ultra processados também podem conter óleos hidrogenados, que estão ligados a inúmeros problemas de saúde, inclusive a obesidade.

5- Granola: As marcas populares de granola de hoje têm muitas questões, sobretudo devido ao alto teor de açúcar, calorias e grãos processados.
Uma dose mesquinha de 1/2 xícara de granola pode conter mais de 250 calorias, e é improvável que você sinta saciedade ao consumi-la. A combinação de glúten, ácido fítico e mel processado é o que torna esse tipo de alimento, um atraso e perigo para o emagrecimento e a boa saúde.

6- Adoçantes Artificiais: São alimentos que desaceleram o metabolismo; entre eles, edulcorantes artificiais, aspartame e sucralose, são prejudiciais para qualquer organismo.

O consumo desses produtos artificiais aumenta a quantidade de radicais livres no organismo que acelera o envelhecimento, aumentam os processos oxidativos cerebrais, o apetite, e a vontade de comer mais carboidratos, além de trazerem outros problemas de saúde.
Dicas para acelerar o metabolismo: Além de substituir os alimentos que desaceleram o metabolismo, é preciso evitar algumas coisas, como, dormir pouco, sedentarismo, baixo índice de cálcio e desidratação.
Os grupos de alimentos descrito alteram negativamente seu metabolismo em parte, causando ganho de peso, disfunção da tireoide, fadiga ou fraqueza muscular, desequilíbrios hormonais, distúrbio digestivo e alterações intestinais, flutuações do açúcar no sangue, aumento no apetite, consumo excessivo de calorias e desejo por açúcar.
Substitua esses alimentos pelos que aceleram o metabolismo e garanta sucesso no seu plano de emagrecimento, e da manutenção da boa saúde.

Por Dr. Juliano Pimentel