Aldino Petri: Um gaúcho da cepa

25/05/2020

Dentre tantos títulos possíveis, este foi o escolhido para intitular a biografia de Aldino Petri. Cidadão conhecido na sociedade palmeirense, especialmente por sua dedicação ao tradicionalismo gaúcho, escolheu o advogado, professor, historiador e pesquisador, Helio Ardenghi Boeri, para eternizar sua história.

Aldino é descendente de italianos e viveu seus primeiros anos nas chamadas “colônias velhas”. Após residir em diversas cidades, chegou ao interior de Palmeira das Missões e desde a sua adolescência reside no bairro Vila Velha.

Entre as diversas atividades que realizou destaca-se a atividade de fábrica de móveis, primeiramente como funcionário e posteriormente como proprietário, e de sócio e proprietário rural até aposentar-se. Desempenhou ainda várias atividades sociais na comunidade local, principalmente na Capela Nossa Senhora do Rosário.

Desde sua chegada à terra do Carijo, Aldino acompanhou um programa de música gaúcha transmitido pela Rádio Palmeira diretamente de um empreendimento situado na Avenida independência esquina com a Rua Riachuelo. Quando surgiu a oportunidade da fundação do CTG Galpão da Boa Vontade esteve envolvido inicialmente com as invernadas artísticas e logo em seguida desempenhou atividades na área administrativa, ocupando diversos cargos, inclusive a de Patrão.

Dedicado ao tradicionalismo, recebeu diversas homenagens das quais destaca-se a concedida pela Câmara Municipal de Vereadores com o Título de tradicionalista destaque em 2006 e a homenagem também recebida da casa pela indicação de patrono dos festejos farroupilhas de 2014 pela 17ª Região Tradicionalista e pelo município de Palmeira das Missões.

Sua família esteve envolvida na entidade. O palmeirense de coração, tem orgulho de ser ativo até hoje e considera o CTG Galpão da Boa Vontade uma extensão de sua casa.

Boeri, autor da obra, destaca o privilégio de escrever sobre Aldino. “Um cidadão simples, sério, de família e de compromisso social. Foi uma honra deixar registrado para seus familiares e para a sociedade, um resumo de sua trajetória”, disse o historiador.

Fonte: Helio Boeri