15ª CRS capacita profissionais da saúde para combater coronavirus

30/03/2020

Preocupados com a assistência técnica de qualidade oferecida aos pacientes acometidos pelo coronavírus, a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde - CRS está realizando a capacitação de médicos da região e profissionais do SAMU.

Abordando o manejo em vias aéreas e revisão do tratamento destes possíveis pacientes, essa capacitação conta com a parceria da UFSM-PM, Hospital de Caridade de Palmeira das Missões e Dr. Hamilton Paiva Salaberry, seguindo todas as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde e orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

Para que se consigam resultados positivos, a 15ª CRS também conta com a colaboração de todos os 26 Municípios de sua área de atuação, alcançando, segundo o Censo do IBGE de 2010, uma população de mais 161 mil habitantes, que abrangem os municípios de Barra Funda, Boa Vista das Missões, Braga, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Redentora, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

“Que nossas ações conjuntas com todos os cidadãos da região, gestores, servidores de saúde, e a população em geral, sirvam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a nível regional”, comenta a coordenadora da 15ª CRS, Mariângela Rodrigues Fernandes Salaberry.

A capacitação será oferecida para médicos dos 10 hospitais da regional, com o objetivo de, posteriormente, estender a outros profissionais. Nesta semana, os médicos de Palmeira das Missões estarão realizando a mesma capacitação, expandindo, também, aos profissionais das Unidades Básicas do município.

“Me preocupo com a qualificação dos profissionais e com a pandemia do coronavírus, por isso, nada melhor que discutir entre os profissionais médicos a melhor forma de tratamento para os pacientes vitimas do Covid-19”, acrescenta a coordenadora.

Fonte: 15ª CRS