Palmeira das Missões é sede da 15ª MEP

28/09/2018

A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Palmeira das Missões, juntamente com seus alunos, professores orientadores, direções das Escolas e público das Comunidades Escolares comemoraram, na terça-feira (25), o excelente resultado alcançado por suas escolas durante a realização da 15ª Mostra de Escolas Estaduais de Educação Profissional- MEP/2018, que ocorreu no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, em Palmeira das Missões.
A titular da 20ª CRE, Ana Jossade Félix Vieira, abriu o evento abordando a importância da Mostra. “Hoje, a nossa MEP está debutando. São 15 anos mostrando na prática que trabalho e ciência podem andar juntos. Aqui estão muitas das potencialidades de nossos estudantes e o trabalho das nossas Escolas, elencadas nos diferentes estandes. A MEP é um partilhar saberes em que todos ganham e saímos daqui com uma visão de mundo mais ampla. Parabéns a todos os envolvidos”, disse ao declarar aberta a 15ª MEP. O diretor da Escola Celeste Gobbato, Luiz Carlos Cosmam, a coordenadora pedagógica da Suepro, Clarice Shussller, entre outras autoridades também se pronunciaram.
O projeto “Reaproveitamento de resíduos derivados de pirólise na produção de carvão vegetal. Uma alternativa para redução dos impactos ambientais na utilização de agroquímicos”, da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões, foi o escolhido para representar o núcleo 7 na MOSTRATEC, que acontece em outubro.
Confira abaixo as premiações das escolas palmeirenses:

→EIXO: AMBIENTE E SAÚDE
1º Lugar: Escola Estadual Básica de Palmeira das Missões de Palmeira das Missões com o projeto 'Qualidade de vida do profissional docente de uma escola estadual'

→EIXO: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL
2º Lugar: Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões com o projeto 'Técnico em agropecuária: a relação no mundo do trabalho e as contribuições para o desenvolvimento sócio econômico da região de atuação'.

→EIXO: GESTÃO E NEGÓCIOS
1º Lugar: Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões com o projeto Gestão do período reprodutivo em ovelhas da raça texel visando maior número de cordeiros nascidos'

→EIXO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2º Lugar: Colégio Três Mártires de Palmeira das Missões com o projeto Microsoft Powerapps: um aplicativo de sistema de informação para controle e gerenciamento na contabilidade rural.

→EIXO: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA
2º Lugar: Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões com o projeto Panc's: "Uma fonte de alimento não explorada."

3º Lugar: Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões com o projeto 'Qualidade do leite e benefício ao consumo'.

→EIXO: PRODUÇÃO INDUSTRIAL
1º Lugar: Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões com o projeto Reaproveitamento de resíduos derivados de pirólise na produção de carvão vegetal. Uma alternativa para redução dos impactos ambientais na utilização de agroquímicos.
2º Lugar: Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma de Palmeira das Missões de Palmeira das Missões com o projeto 'Cortador de isopor'.

Ao todo, foram expostos 37 projetos oriundos das Escolas Estaduais das CREs de Palmeira das Missões (20ª), Santa Rosa (17ª) e Três Passos (21ª) que compõem o 7º Núcleo no estado.
Ao longo do dia ocorreram atividades paralelas como o “I Painel Interinstitucional: um olhar sobre a gestão em suas diferentes perspectivas”, voltado aos gestores das 90 escolas estaduais da 20ªCRE. A atividade contou com a professora ex-reitora da Unijuí, Eronita Silva Barcelos, o diretor da UFSM Palmeira, Rafael Lazzari e o secretário de Educação de Dois Irmãos das Missões, Eguemar Boelter como painelistas. Antecedendo a cerimônia de premiação, o secretário Ronald Krummenaur, conversou com a imprensa.
A solenidade de encerramento contou com a presença do secretário estadual da Educação, Ronald Krummenaur. Ele parabenizou alunos e professores, os organizadores do evento e confraternizou com as Comunidades Escolares.
Ainda participaram do evento autoridades locais e regionais como o vice-prefeito, Lucio Borges, o presidente do Legislativo palmeirense, Sidinei de Oliveira e vereadores, coordenadores regionais da saúde e da agricultura, coordenadoras da Educação Lurdes Dresch, da 21ª CRE e Roseli Schaefer da 17ª CRE, as interlocutoras da Suepro nas coordenadorias, Sali Fortes, Seres Fuhr e Sandra Urnau, representantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Fórum e coordenadoria da mulher, secretários municipais, presidentes de associações, representantes de universidades, direções de escolas, representantes de associações e cooperativas, professores, estudantes público em geral e imprensa.
A mostra é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação do RS (Seduc), através da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), em parceria com as CREs e tem como objetivo valorizar a pesquisa, a socialização, a troca de saberes, de experiências e conhecimentos e a valorização da Escola Pública.

Crédito: Jô do Carmo – ACS -20ªCRE/Seduc