Delegados representam Palmeira das Missões na CONAE 2018

01/10/2018

Delegados eleitos por ocasião da etapa municipal realizada no mês de junho em Palmeira das Missões, os professores Ana Jossade Félix Vieira e João Souza participaram nos dias 30/09 e 01/10 da Conferência Nacional de Educação (CONAE), etapa estadual, em Porto Alegre, representando os diferentes segmentos ligados à educação no território palmeirense. O evento reuniu centenas de profissionais no auditório da Ospa, discutindo importantes temas educacionais, sendo preparatório à etapa nacional.
A Conae é um espaço democrático instituído pelo poder público em articulação com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, as conferências nacionais de educação serão realizadas em intervalos de até quatro anos e terão como objetivo avaliar a execução do PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.
Muitas discussões ocorrem por ocasião deste evento, sobretudo porque o mesmo avalia e propõe encaminhamentos acerca da execução das metas do PNE, que tem impactado significativamente as redes públicas de ensino, tanto estaduais como municipais. O tema desta edição é a consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.
Coordenadora da 20a Coordenadoria Regional de Educação, a professora Ana Jossade Félix Vieira foi eleita em representação ao ensino profissional. Por sua vez, o professor João Souza, que é presidente do Fórum Municipal de Educação de Palmeira das Missões, atuando junto à Secretaria Municipal de Educação, é membro nato em representação ao segmento governamental. Ambos destacam a importância deste momento e a necessidade de discutirmos as metas do PNE, pois as mesmas tem ligação direta com o cotidiano das redes de ensino e necessita constante observância para que as políticas educacionais possam ser efetivamente consolidadas.

DIVULGAÇÃO/TP