Alunos da Celeste Gobbato se destacam em festival nativista

08/10/2018

Alunos da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbatto, Escola Agrícola de Palmeira das Missões (RS), ganharam destaque na 10ª Vertente da Canção Nativista Estudantil, ocorrida em Santana do Livramento (RS). O evento que revela vozes da música gaúcha é promovido há 16 anos pelo Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Participaram os estudantes Gabriel Martins Fortes e Matheus Camargo, os ex-alunos Gabriel Ferreira, formado em 2013, e Alixandre Lima, formado em 1997, além de Jan Bitancourt e Marcelo Bassaldua. O diretor da E.E.T. Celeste Gobbato, Luis Carlos Cossmam, afirma que a presença dos alunos no Festival culminou com o trabalho pedagógico desenvolvido no Educandário.

Cossmam ressalta que a escola oportuniza a participação dos discentes num processo de formação voltado ao crescimento do ser humano em todos os aspectos. “A Celeste Gobbato desenvolve projetos educativos que incentivam os alunos a valorizar os momentos culturais, artísticos, esportivos, de pesquisa, entre outros. Inclusive realizamos, na escola, festival de música, jogos de integração e lazer”, explica, destacando que a escola prima pela participação dos alunos em feiras e mostras locais e regionais de pesquisas, nas quais, despertam suas habilidades e demonstram as competências trabalhadas no ambiente escolar.

Na categoria Adulta: Música Inédita, Jan Bitancourt ficou em primeiro lugar ao interpretar a canção “Me Vi”, com melodia de sua autoria. Ele recebeu o troféu “Orelhano” - uma homenagem à Carlito Bicca. Também na categoria Adulta: o troféu “Ricardo Martins”, de Melhor Instrumentista foi para Marcelo Bassaldua tocando gaita cromática. E o Destaque Categoria Juvenil com o troféu “Vertentianos’’ foi entregue à música Aos Pioneiros da Celeste, letra de Alixandre Lima.

Foto: Escola Celeste Gobato/Divulgação

Texto: Rejane Costa/AgroEffective