A Associação Comercial e Industrial de Palmeira das Missões (ACAIP) recebeu nesta semana a visita do consultor da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Márcio Pessolo, como parte do programa de fortalecimento das entidades de classe no estado. “Esse é um projeto muito importante das associações comerciais aqui no Rio Grande do Sul. Em Palmeira das Missões, a gente está fazendo uma reestruturação da entidade com objetivo de crescimento e desenvolvimento”, destacou Pessolo.
A visita marca mais uma etapa da consultoria iniciada em junho, com capacitações em Caxias do Sul. O processo terá duração de um ano, com apoio até junho de 2026. “Toda a associação vai ter essa consultoria, que também a Associação Comercial está investindo, para promover o desenvolvimento do planejamento”, explicou o consultor.
Pessolo elogiou o empenho da diretoria da ACAIP e o envolvimento do empresariado local. “Os empresários têm as suas necessidades, suas dificuldades e o melhor local para discutir isso é dentro da Associação Comercial. Deixamos um planejamento estratégico construído e com muitos objetivos que vão favorecer o desenvolvimento econômico local”.
O presidente da ACAIP, Diego Mafalda, também reforçou o compromisso com a reestruturação da entidade. “A gente vem trabalhando, desde que assumimos a gestão 2025/2026, nesse processo de recuperação do protagonismo da ACAIP. Uma entidade que, no ano que vem, completa 100 anos”.
Além da consultoria, o centenário da entidade também já está sendo planejado. “A gente já está organizando e planejando ações durante o ano, até o completar o centenário que será em 11 de abril de 2026. Queremos uma grande festa, uma celebração importante para marcar os 100 anos de história da nossa ACAIP”, destacou Mafalda.
A sede própria da entidade também foi retomada. “Voltamos para nossa casa, para servir de sede dos nossos encontros, da nossa diretoria e também dos nossos associados”, destacou o presidente da Acaip.
Em entrevista, Mafalda reforçou que esse momento representa mais do que uma simples reorganização administrativa. “Estamos construindo um planejamento com metas e ações claras, e queremos que a ACAIP volte a ocupar o espaço que sempre teve. Tudo isso ganha ainda mais significado com a chegada do nosso centenário, que será um marco não só de celebração, mas de virada para o futuro”, afirmou.